Consumo de sal em excesso pode estar ligado ao câncer de estômago!

Spices. Heap of salt on the table

A ONG britânica World Cancer Research Fund responsável por disponibilizar informativos sobre a doença e suas prevenções à população. Segundo a renomada organização, um em cada sete casos de câncer no estômago poderia ser prevenido se as pessoas consumissem menos sal.

O estudo foi realizado com pessoas portadores de câncer da Grã-Bretanha, porém o estudo pode ser útil para qualquer pessoa que deseje se precaver no futuro! O sal é rico em sódio, caso ingerido em altas dosagens causa o aumento da pressão arterial. Aumenta as chances da pessoa ser acometida por acidente vascular cerebral e câncer.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou informativo sobre o consumo de sal. O ideal informado pela organização são 2g diárias de sódio, equivalente à 1 colher de chá de sal. O dado mais alarmante é a comparação do consumo indicado pela OMS em relação ao consumo dos brasileiros. O brasileiro em média consome 2,5 colheres de chá de sal ao dia. Abre sinal de alerta aos brasileiros em relação à saúde.

QUAIS PRODUTOS POSSUEM MAIS SÓDIO?

Deve-se ficar em estado de alerta nos produtos industrializados que hoje devem ser descritos em todas as embalagens de forma obrigatória. Os produtos mais ricos em sódio são: Temperos prontos, macarrão instantâneo, refrigerantes, etc. Outros produtos que também possuem altíssimo teor de sódio são os sanduiches de Fast Food.

Alguma vez por curiosidade você já leu o rótulo da caixinha do sanduiche? É ASSUSTADOR, a quantidade de sódio depositada em um único sanduiche.

COMO DIMINUIR O SAL?

Sabemos da dificuldade de reduzir o sal em contrapartida ao sabor do alimento. Diante disso preparamos dicas para garantir o sabor da sua comida e torna-la mais saudável.

PRIMEIRAMENTO, escolha temperar seus pratos com produtos naturais e aromáticos são eles:

  • Alho
  • Cebola
  • Cheiro-Verde
  • Pimenta
  • Orégano
  • Azeite
  • Coentro
  • Etc.

Os alimentos acima são ricos em vitaminas, minerais e substancias antioxidantes (ajudam no rejuvenescimento da pele), que beneficiam a sua saúde e de sua família.

DICA IMPORTANTE:

Outra opção para diminuir o consumo de sal é utilizar o gersal que é um tempero feito de gergelim. Deixamos a receita abaixo para você fazer!

Ingredientes:

  • 12 colheres (sopa) de gergelim
  • 1 colher (sopa) de sal

Modo de preparo:

Em uma frigideira, toste bem de leve a semente de gergelim e espere dourar (leva em torno de 1 minuto).

Coloque o gergelim dourado no liquidificador, junte um pouco de sal (bem pouco mesmo) e bata.

Coloque em um pote bem vedado, em ambiente onde não haja luz.

Utilize este tempero no lugar do sal.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
  • Envie um Comentário: